Chegados ao final do Ano, é o momento de efetuarmos um balanço e ponto de situação do ocorrido até à data.

Ao louvável Programa Pessoa, que teve mais trabalhadores interessados em aderir do que vagas, daí a conclusão de que satisfazia as expectativas em encontrar um caminho pacifico e sereno para os trabalhadores, seguiram-se várias medidas polémicas.

Se recordarmos os últimos anos da Altice/PT/MEO:

  • Venda das Torres
  • Venda da gestão dos planos de saúde da PT ACS
  • Externalização da Logística
  • Transmissão de estabelecimento do Projeto de Rede
  • Venda da Previsão (Gestão do Fundo de Pensões)
  • Venda da Rede de Fibra Ótica

 

O que resta da MEO?

Quando a Altice se apresentou ao País, tranquilizou todos com o argumento de ter um projeto industrial a longo prazo, ao contrário do que muitos afirmavam e temiam: pretender comprar através de uma divida colossal a fundos de investimento para a desmantelar e vender a retalho, obtendo um lucro assinalável pela soma das partes. Após as iniciativas mencionadas, que conclusão tirar? Qual o projeto industrial a longo prazo para a MEO?

O que é facto, é que após cinco anos, como previsto na altura, as cisões e vendas prosseguem!

Tudo isto assenta nas melhores práticas do sector. A PT/MEO foi governada desde a sua fundação pelos mais brilhantes gestores, com os resultados visíveis e conhecidos por Portugal inteiro, sempre com as melhores práticas à época! Hoje alguns estão a contas com a Justiça, por tamanha competência em tão brilhante obra!

A PT/MEO é uma empresa estratégica para o País, os mais altos responsáveis não podem ignorar o que nela se passa, ou lembrarem-se apenas quando as TV´s mostram os fogos, indignando-se e exigindo responsabilidades pela falha das comunicações! Extinto o fogo, assunto arrumado?

O que reserva o amanhã para os cerca de 7500 trabalhadores que não são “convidados” a migrar para as novas estruturas?

Um aumento salarial de 0%, em sede de negociação do ACT, que é a resposta da Gestão à proposta de aumento de 3% feita pelo TENSIQ, bem como a recusa em melhorar o clausulado em todos os temas propostos pelo TENSIQ:

  • inclusão do direito à desconexão do trabalhador fora do horário de serviço
  • correção do conceito do trabalho prestado em Prevenção Remota Planeada (impactando no valor recebido pelo trabalho prestado)
  • remuneração extraordinária pela disponibilidade e responsabilidade dos trabalhadores envolvidos nas equipas de segurança

Acabamos o Ano, tal como iniciamos, citando Pessoa: I know not what tomorrow will bring (Não sei o que o amanhã trará!)

Mensagem aos Trabalhadores:

O TENSIQ reforça o seu compromisso na defesa de todos, em qualquer situação resultante de medidas de Gestão que entendam como ilegítimas e lesivas dos seus direitos.

 

SÓ É VENCIDO QUEM DESISTE DE LUTAR!

O FUTURO CONQUISTA-SE NÃO SE ACEITA PASSIVAMENTE!

 

A Direção