Aos Trabalhadores da Altice Portugal,

Neste ano completamente atípico de 2020, cremos ser altura de fazer um balanço:

1 - COVID19 – o corona vírus representa para os trabalhadores um período de grande incerteza e dificuldades acrescidas na prestação da atividade. Em termos de prestação de trabalho teve uma consequência direta muito importante. A Altice teve que adaptar o modo de prestação de trabalho, conforme as diretrizes superiores da DGS, implementando um regime de teletrabalho, dentro das capacidades técnicas que possui já há vários anos. De notar que em sede de negociação do ACT, a proposta inicial da Empresa incluía o teletrabalho como um novo tema a ser abordado. Tema esse que, anteriormente, já tinha sido proposto pelo TENSIQ. Ambas as propostas ficariam com a redação final acordada pelas partes, mas a maioria dos Sindicatos recusou a discussão deste tema. O TENSIQ mantém disponibilidade e interesse em regulamentar em ACT, com clausulado específico, esta forma de prestação de trabalho.

A Empresa emitiu normas e procedimentos relativamente a casos de infeção por COVID19; a preocupação do TENSIQ é apenas se a Empresa cumpriu e continuará a cumprir o que está estipulado. Nesta matéria, cabe a todos cumprir e fazer cumprir a normas, assim como denunciar todas as situações de risco por incumprimento das mesmas.

 2 - Negociações do ACT 2019 – a gestão manteve a sua postura de não efetuar qualquer aumento nos vencimentos; esta posição foi profundamente contestada pelo TENSIQ, reforçando-a nas Reuniões mantidas no início de 2020. A Empresa mostrou-se irredutível na sua posição de não querer partilhar os “resultados históricos” alcançados em 2019, com aqueles que com o seu empenho tornaram possível esta realidade. Confrontada com a forte argumentação do TENSIQ, avançou com uma proposta de compensação pelo bom desempenho em 2019, num valor entre 200€ a 300€, a serem pagos no final de Março. Porque motivo esses pagamentos não aconteceram?

3 - Negociações do ACT 2020 – o TENSIQ aguarda convocatória para o retomar das negociações.

4 - Assinatura do Acordo de Adesão da nova empresa Fastfiber ao ACT Altice Portugal, que se reveste de especial importância para os trabalhadores envolvidos.

5 - Alcabideche: Queda de Torre de Telecomunicações – na atividade de telecomunicações é histórico a existência de graves acidentes de trabalho, desde queda de trabalhadores por colapso de postes, explosões em câmaras de cabos, até, menos frequente, queda de torres. Recentemente ocorreu uma destas últimas situações, com o lamentável desfecho que é público. Às famílias enlutadas as nossas sinceras condolências.

O TENSIQ questiona se a atual política de venda de áreas de negócio a entidades de duvidosa competência e a diluição da responsabilidade por sucessivos subempreiteiros, será efetivamente a que melhor defende os interesses e a segurança dos trabalhadores e imagem da empresa.

 
A Direção
 
 
SÓ É VENCIDO QUEM DESISTE DE LUTAR!
 
O FUTURO CONQUISTA-SE NÃO SE ACEITA PASSIVAMENTE!