Reunião de 22 Junho 2021

O TENSIQ, tal como outros Sindicatos, esteve ontem presente na Reunião com o Eng.º Alexandre Fonseca, na qual fomos informados dos seguintes temas:

Avaliação da venda da Altice Portugal

Foi afirmado que não existe qualquer intenção de vender a Altice Portugal, ou desinvestir do negócio em Portugal, apenas foi efetuada uma avaliação de ativos com vista à possibilidade de negociarem um refinanciamento com condições mais vantajosas para o Grupo Altice.

Plano Integrado de Reorganização da Altice Portugal

Como resultado de um ambiente regulatório muito desfavorável, bem como de um momento complexo das Telecomunicações em Portugal, a Empresa afirma que se viu forçada a efetuar um esforço interno de otimização e alteração de processos, que conduziu à identificação da necessidade de redução de pessoal na ordem dos 2.000 trabalhadores.

Através do Programa Pessoa 2021 saíram cerca de 1.000 trabalhadores do ativo, sendo que a estes se somaram cerca de 100 Rescisões por Mútuo Acordo. Desta forma para o objetivo definido pela Empresa, ainda faltariam cerca de 900 trabalhadores.

A Altice, informou que por ser uma decisão extremamente difícil e impactar diretamente na vida de muitas pessoas, foi efetuado um esforço por reduzir este número de trabalhadores que deveriam sair da Empresa, chegando a um valor mínimo e indispensável de cerca de 300 trabalhadores, que foram identificados para serem alvo de um despedimento coletivo. Para estes trabalhadores também irá existir a possibilidade de negociar uma RMA com condições mais vantajosas do que as legalmente praticadas num processo de despedimento coletivo.

Os Sindicatos foram informados de que este processo seria criterioso, sendo cumpridos escrupulosamente todos os requisitos e fundamentos legais. Será um processo transversal, que abrangerá equipas de trabalho inteiras e supostamente não servirá para operacionalizar perseguições ou vinganças pessoais.

Aumentos salariais generalizados em 2022

A Altice informou da sua disponibilidade para consagrar em ACT aumentos salariais para todos os trabalhadores em 2022 (possibilidade ainda a negociar).

Criação Programa Apoio

Foi anunciada a criação de Bolsas de estudo para filhos dos trabalhadores da Altice, que por mérito e necessidade podem ser ajudados a prosseguir os seus estudos Universitários.

Estas foram as medidas das quais, uma vez mais, os Sindicatos foram apenas informados, no final das decisões terem já sido tomadas pela Gestão, sem qualquer intervenção ou avaliação dos Sindicatos e demais estruturas representativas dos Trabalhadores!

Naturalmente que todas as outras medidas são ofuscadas, quando está em vista o Despedimento Coletivo de cerca de 300 trabalhadores!

O TENSIQ vem por este meio demonstrar a sua total e completa discordância desta figura de despedimento, uma vez que é sobejamente evidente para todos que existe margem para apresentar outras soluções para os trabalhadores, que não este famigerado despedimento.

O TENSIQ assume publicamente o compromisso de lutar com todos os meios possíveis contra este atentado que está apontado a cerca de 300 Trabalhadores, que representam 300 Famílias, que de um momento para o outro, sem nenhuma culpa ou intervenção, veem a sua sobrevivência ameaçada desta forma cruel, injusta e nada ponderada. Como pode a Gestão justificar a saída abrupta e forçada destes Trabalhadores, quando os resultados anunciados pelo líder das Telecomunicações em Portugal são tão favoráveis?

Cremos que existem outras possibilidades para resolver esta questão, sem sacrificar os trabalhadores e sem manchar de forma tão negativa a própria imagem da Altice Portugal.

O momento é crítico, mas com o esforço conjunto dos Trabalhadores e Sindicatos, vamos enfrentar a situação e repor a justiça: não deixamos ninguém para trás.

A Direção

SÓ É VENCIDO QUEM DESISTE DE LUTAR!

O FUTURO CONQUISTA-SE NÃO SE ACEITA PASSIVAMENTE!