O Acordo possível

No dia 10 de Fevereiro, ocorreu a última reunião de revisão do ACT, por decisão da Altice, que deu as negociações como encerradas, quando para os Sindicatos ainda estaríamos longe dos valores que consideramos minimamente justos.
Nesta Reunião, a Altice voltou a confrontar os Sindicatos com a sua limitação de Orçamento para  aumentos salariais, não dando margem para negociar valores dignos e meritórios para os trabalhadores, que pudessem mitigar os efeitos da inflação.
Ainda assim, com intuito de se conseguir o melhor resultado possível, o TENSIQ, o SINDETELCO e o SICOMP, tentando maximizar ganhos, reviram a sua proposta, para os seguintes valores:
Vencimento Base mínimo a ser praticado na Altice: 830€
  • Valores dos aumentos:
    • Vencimentos Base até 1.500€ - aumento de 4%
    • Vencimentos entre 1.500€ e 2.500€ - aumento de 3%
    • Vencimentos acima de 2.500€ - aumento de 2%
  • Aumento mínimo no vencimento base de 55€
Todos os Sindicatos concordaram que os intervalos dos escalões deveriam ser entre €830 e €1.500, entre 1.500€ e 2.500€ e por último, os vencimentos acima de 2.500€, no entanto a Altice também não atendeu a esta proposta dos Sindicatos.
Para o TENSIQ, estes aumentos deveriam ser aplicados a todos os trabalhadores, incluindo os que se encontram em situação de Suspensão de Contrato de Trabalho e Pré-Reforma.
Assim, após as intervenções e apelos dos Sindicatos para ser apresentada uma proposta mais justa e ponderada, a gestão da Altice insistiu em manter a sua reduzida proposta, informando que a mesma seria a final, sem margem para mais qualquer negociação.

Proposta final da Altice Portugal:
Vencimento Base mínimo a ser praticado na Altice: 830€
  • Valores dos aumentos:
    • Vencimentos Base até 1.300€ - aumento de 3,5%
    • Vencimentos entre 1.300€ e 2.300€ - aumento de 2,3%
    • Vencimentos acima de 2.300€ - aumento de 2%
  • Subsídios de refeição: 8,32€ (atualmente em 8,25€);
  • Subsídio pequeno-almoço: 2,5€;
  • Ajudas de custo (mediante fatura): Pequeno-almoço: 3€; Almoço: 11€; Jantar: 13€;
  • Mantém o valor de chamada acidental: 16,5€;
  • Mantém o valor do subsídio de trabalho em grande altura: 14€;
  • Subsídio de turno com descanso semanal variável: 2,5% com o valor mínimo de 50€;
  • Laboração contínua com descanso variável: 5% com o valor mínimo de 100€;
  • Prémio de reforma/aposentação: aumento generalizado de cerca de 5% em todos os níveis. Para trabalhadores com 45 ou mais anos de antiguidade o prémio é de 3.000€, com um acréscimo de 5% até ao final de 2023. No entanto estas condições apenas se aplicam aos trabalhadores que estejam no ativo;
  • A Altice não mostrou disponibilidade para alterar as percentagens de desconto para a população de reformados e pré-reformados ou em suspensão de contrato de trabalho, no que respeita aos benefícios de comunicações;
  • Relativamente à possibilidade de rever a percentagem de desconto que os trabalhadores têm nos cartões GALP Frota, conforme proposta de um sindicato, esclarece-se que a equipa que está a negociar o tema para os restantes trabalhadores, terá em consideração essa possibilidade.
  • Não há disponibilidade da Altice para atualização de qualquer outra matéria de expressão pecuniária.
Para o TENSIQ esta proposta apresenta valores muito baixos, pecando por defeito, ao ser pouco ambiciosa e reconhecedora do empenho dos seus trabalhadores, que têm sido duramente afetados pelos valores da inflação, que foi de 7,8% em 2022, tendo o valor do cabaz de produtos alimentares essenciais sofrido um acréscimo de 24,5%, neste mesmo ano.
Relembramos ainda que durante a gestão da Altice, entre 2016 e 2022, existiu apenas um aumento médio de 30€, atribuído em sede negocial.

Com esta diminuta proposta a Altice nem sequer reconhece, nem dignifica os seus trabalhadores a quem possibilitou a Pré-Reforma e a Suspensão de Contrato, ignorando-os pura e simplesmente, não demonstrando por eles o respeito que merecem.

Para o TENSIQ a negociação e a concertação social, é sem dúvida alguma a melhor defesa para os seus associados e restantes Trabalhadores, assim após a Altice ter encerrado a mesa negocial e o STPT ter tornado pública a sua aceitação da proposta final da Empresa, apenas restava a decisão de acompanhar ou não essa posição.
Desta forma, mesmo não sendo este o Acordo desejado por todos os trabalhadores, é um Acordo que acaba por trazer, na sua generalidade, ligeiras melhorias nas condições e remunerações dos mesmos, pelo que foi decidido subscrever a revisão do ACT para 2023.
O TENSIQ irá manter-se firme e coeso na defesa dos seus associados, sem deixar nenhum trabalhador para trás, contando com a colaboração de todos, para que se consigam as melhores condições possíveis, para quem tão dignamente os merece, através do seu trabalho no Grupo Altice.