O tensiq integra o Grupo de Trabalho de  Responsabilidade Social Interna.

(Síntese da reunião de 6 de Maio de 2009) 

 
Objectivo: Identificação de medidas que sejam um contributo para a melhoria e valorização das políticas e práticas de responsabilidade social interna na Portugal Telecom.

Metodologia: 1. Diagnóstico inicial e identificação de prioridades de actuação
2. Recolha de contributos (necessidades identificadas junto dos trabalhadores)
3. Concepção de medidas, programas e políticas
4. Desenvolvimento de medidas, programas e políticas
5. Implementação (manutenção e controlo periódico da efectividade e adequação das medidas)
6. Se necessário, ajustamento das medidas, políticas e programas

Síntese:
Da reunião do GT RSI, do passado dia 06.Maio.2009 destacam-se as seguintes conclusões:
-Tendo como objecto de trabalho a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, a actuação da RSI deve assegurar aos trabalhadores condições adequadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Esta preocupação deve estender-se aos nossos parceiros de negócio, designadamente, aos colaboradores de entidades subcontratadas. 
-No que respeita à modelização da intervenção em RSI, a actuação da Portugal Telecom deve contemplar dois tipos de medidas, as de longo prazo e as de curto prazo. 
No que respeita às medidas de curto prazo, foi entendido pelo Grupo que, na actual conjuntura, as mesmas são de natureza predominantemente económica, e que o respectivo tratamento/encaminhamento deve resultar de uma análise casuística. Este acompanhamento já está a acontecer no âmbito do Programa éApoiar, decorrendo em paralelo a sistematização das diferentes tipologias/necessidades de intervenção. Neste âmbito foi também identificada a possibilidade da adopção do conceito de mutualismo na Organização.
Relativamente às medidas com efeitos a médio/longo prazo, foi destacada a importância de actuar sobre os factores potenciadores de stress (distress e eustress) na organização (ex. organização dos ciclos de produção do trabalho, concepção da função/adequação  ao perfil do colaborador, etc.).
-No que concerne à conciliação da vida pessoal e profissional foi solicitado o reforço das iniciativas destinadas à ocupação dos tempos livres/guarda dos filhos dos colaboradores, designadamente, no período de férias escolares de Verão.
No Quadro I, além das acima referidas, encontram-se descritas todas as considerações feitas durante a reunião do GT.
 
gt_rsi_2a_st_tabela.jpg  
Quadro 1