Negociação ACT

No dia 18 de outubro de 2021, teve lugar a primeira Reunião de Negociação do Acordo Coletivo de Trabalho da Altice Portugal.

Nesta Reunião, a Gestão informou do seu interesse em concluir a negociação da forma o mais célere possível, não se mostrando aberta para negociar quaisquer cláusulas do Acordo, focando-se apenas em alterações nas prestações pecuniárias.

Assim sendo, basicamente, a Empresa rejeita também mais uma vez o alargamento do ACT a outras Empresas do Grupo, o que iria contribuir para melhorar as condições de muitos dos trabalhadores dessas empresas.

No que respeita aos tão apregoados “aumentos para todos em 2022”, a proposta inicial da Altice, afinal, fica-se apenas por:

• Vencimentos Base até 760€ - aumento de 1%
  • Vencimentos Base entre 760€ até 2.000€ - aumento de 0,5%
  • Vencimentos Base acima de 2.000€ - aumento de 0%

Esta proposta parece-nos altamente descabida pois, se por um lado os aumentos têm valores reais muito reduzidos, por outro, deixa de fora uma grande parte dos trabalhadores, que por via da sua alta qualificação e experiência, têm vencimentos base com valores superior a 2.000€.

Para o TENSIQ esta proposta não dignifica o real valor dos trabalhadores, nem o esforço a que os mesmos se têm sujeitado ao longos dos últimos anos, sem que tivessem visto qualquer compensação, pelo que iremos batalhar por melhores condições para TODOS os trabalhadores.

Relativamente a Promoções ou Progressões, houve apenas o compromisso de se proceder às seguintes alterações:

• Ano de 2021 – evolução salarial de 150 trabalhadores
  • Ano de 2022 – evolução salarial de 150 trabalhadores

Nestes movimentos salariais, 50 trabalhadores em cada Ano, terão um aumento mínimo de 5% no Vencimento Base, sendo que estes trabalhadores se encontram há mais de 3 anos sem qualquer evolução salarial.

Além do número de movimentos salariais ser muito reduzido, a Altice tem ainda um critério de escolha dos trabalhadores muito subjetivo, pois após uma pré-seleção dos “elegíveis” efetuada pela DRH, ficará a cargo do próprio Departamento a escolha final, o que irá em muitos casos voltar a dar lugar a situações de injustiça e claros favorecimentos pessoais.

A Altice propõe-se ainda a manter o pagamento em dobro do Prémio de Aposentação até dezembro de 2022.

Desta forma, fica claro para todos a intenção da Gestão da Altice:

Levar a cabo um Despedimento Coletivo Imoral e Injusto, com todas as implicações daí decorrentes para os trabalhadores abrangidos, bem como para todos os outros Trabalhadores;

E por outro lado forçar um Acordo rapidamente e sem grande abertura negocial, apenas para poder dizer aos Donos que “existe Paz Social na Altice Portugal e até temos um Acordo assinado a comprovar isso mesmo”.

Este tipo de atuação revela de forma clara o respeito e a consideração que esta Gestão tem pelos Trabalhadores, que por seu lado sabem analisar a situação e adequar o seu esforço, empenho e compromisso a quem os trata desta forma.

O TENSIQ prosseguirá nesta Negociação reafirmando o seu Compromisso desde Sempre:

Estamos SEMPRE PRESENTES na Defesa dos Trabalhadores!

A Direção

SÓ É VENCIDO QUEM DESISTE DE LUTAR!

O FUTURO CONQUISTA-SE NÃO SE ACEITA PASSIVAMENTE!