4ª Reunião Negocial do ACT

A 15 de Novembro realizou-se aquela que deveria ser a 4ª Reunião Negocial do ACT.

Dizemos que deveria, pois na realidade a Reunião de negocial, pouco ou quase nada teve, uma vez que a Gestão da Altice Portugal, teima em recorrer a desculpas, a “más interpretações”, a números e rácios de engenharia financeira enviesada, a vários tipos de subterfúgios, tudo isto para chegar sempre ao mesmo resultado:

A redistribuição do valor gerado pelos trabalhadores é praticamente ZERO (0,5% concretamente)

Esta atitude da Altice Portugal é muito injusta para com os seus trabalhadores, pois são eles que contribuem com o seu esforço e dedicação para que a Altice, possa anunciar a sua boa performance, como por exemplo, com o recém-anunciado aumento de 8,1% nas Receitas, face aos primeiros nove meses de 2020.

Apesar do bom desempenho geral, a Altice nesta Reunião, tal como na Reunião passada, insiste em manter a sua proposta apresentada na 2ª Reunião Negocial:

• aumento de pelo menos 10€ para Vencimentos Base com valor <= 760€
    (garantindo um salário mínimo de 760€ nas Empresas do Grupo Altice)
  • aumento de 0,5% para Vencimentos Base com valor >760€ e <= 2.527,50€
  • 150 movimentos de evolução salarial, 50 dos quais para trabalhadores sem evolução há 3 ou mais anos, com aumento mínimo de 5% no Vencimento Base
    (150 movimentos em 2021 + 150 movimentos em 2022)
  • pagamento do Prémio de Aposentação em dobro até 31/12/2022

Esta proposta que deixa de fora uma parte dos trabalhadores, não demonstra boa vontade negocial, nem uma autêntica valorização e reconhecimento dos mesmos.

No fim da Reunião chegámos a um impasse, pois a Altice diz que não apresenta mais nenhuma melhoria na sua Proposta, dada a diferença substancial entre o que a Empresa propõe e aquilo que os Sindicatos entendem que é minimamente justo para TODOS os trabalhadores.

A proposta do TENSIQ, neste momento, é aquela que apresenta um cenário mais realista, considerando um aumento salarial para TODOS os trabalhadores, porque não aceitamos discriminações. Resta-nos aguardar que a Gestão da Altice compreenda este facto e mostre a sua vontade negocial, aceitando esta Proposta, que honra minimamente o compromisso assumido pelo CEO Alexandre Fonseca, de aumento para TODOS os trabalhadores.

O TENSIQ prosseguirá nesta Negociação reafirmando o seu Compromisso desde Sempre:

Estamos SEMPRE PRESENTES na Defesa dos Trabalhadores!

A Direção

SÓ É VENCIDO QUEM DESISTE DE LUTAR!

O FUTURO CONQUISTA-SE NÃO SE ACEITA PASSIVAMENTE!